
O carburador é uma componente muito importante em carros mais antigos. Ele é o responsável por fazer e regular a mistura de ar e combustível, fundamental para o funcionamento do motor. Nos carros mais modernos, ele foi substituído pela injeção eletrônica.
O carburador é uma daquelas coisas que você ama ou odeia. Eu sou fascinado pelo funcionamento do carburador (apesar de ter apanhado muito dele nestes últimos dias).
Para quem tem, ou quer ter, carros mais antigos é fundamental o conhecimento dos componentes mecânicos (ou dinheiro suficiente para bancar a manutenção - e essa é, em minha opinião a grande vantagem do carburador, com um pouco de dedicação e ferramentas simples é possível consertar e regular o "bicho", já a injeção eletrônica exige um ferramental mais caro e complexo).
O funcionamento do carburador depende de fatores físicos, como gravidade, vácuo, capilaridade, envolve alavancas, agulhas, molas e outras coisas. Mesmo que você não se interesse por carros mais velhos, a compreensão do funcionamento dos carburadores ajudará na compreensão de outros fenômenos físicos e mecânicos.
Abaixo tem um vídeo muito útil para quem quiser saber alguma coisa.
Por fim fica a dica, para quem for mexer no carburador: se trocar a agulha, troque a bóia também (a não ser que você tenha muito tempo para regulá-la)
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não se acanhe, escreva tudo, mas seja contido...