17 de nov. de 2012

Figurinhas.

                                                              



Durante as copas do mundo de futebol é difícil não ver uma febre tomar conta de muitos fãs de futebol: o álbum de figurinhas.
As figurinhas contribuem muito para a aquisição de cultura (claro que em relação ao tema da coleção).
Mas de forma geral o destino dos álbuns é o lixo. Menos para alguns mais aficionados.
Minhas primeiras lembranças relacionadas ao futebol estão ligadas justamente a um álbum de figurinhas (o álbum Olé 86), que infelizmente recortei totalmente. Vieram outros álbuns (estes guardados até hoje) e muitos estão incompletos, até pelo alto custo que cada um acaba tendo (se bem que no passado, antes da Panini, as figurinhas eram mais baratas.
Desde o ano passado tenho participado de um site muito bacana para quem tem álbuns e pretende completá-los, é o http://www.trocafigurinhas.com/ em que você pode cadastrar seus álbuns, figurinhas repetidas e faltantes e, assim trocá-las.
Claro que nem tudo é perfeito. Primeiro, o governo limitou as cartas sociais (que tinham postagem bem barata) à quem recebe bolsa família (que dificilmente colecionaria figurinhas que custam quase R$ 0,10 em álbuns com 500 - R$ 50,00 por álbum sem contar as repetidas). Segundo, algumas pessoas, poucas é verdade,  combinam a troca e não enviam as figurinhas (para resolver isto é interessante que o envio seja feito por carta registrada, que deixa a remessa mais cara ainda).
Ta aí uma boa dica para quem coleciona ou pretende colecionar algum álbum.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se acanhe, escreva tudo, mas seja contido...