Acho que tenho que pedir desculpas... O "escrevendoquasetudo" tem estado um pouco político e economista demais, né? Vou tentar variar mais nas próximas postagens, mas tenho me sentido como a imagem acima (retirada do blog http://magazinebrasil.blogspot.com.br/2012/05/corrupcao-crime-contra-sociedade.html).
O que me entristece muito (ou me deixa com muita raiva, dependendo do dia) é observar que a maior parte das leis favorecem aos ricos e "esfolam" a classe média e os pobres.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/06/110621_impostos_estudo_pu.shtml
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/10/101006_impostos_estudos_kpmg_rw.shtml
Aqui, os ricos pagam, proporcionalmente menos imposto que na maioria dos países com economia representativa (que são levadas em conta em estudos e levantamentos internacionais).
O pior de tudo é que o Brasil realmente cobra muito imposto, mas se os ricos pagam menos, quem paga mais? Claro, a classe média e os pobres.
Até os EUA, que são o berço do liberalismo tem imposto de renda mais alto que o Brasil, sem falar no imposto sobre herança.
Algo que infelizmente acontece é que muita gente acha que o imposto de renda é pago por toda a sociedade de forma indistinta, quando o pagamento deve ser realizado em função das diferentes faixas de renda, quem recebe mais, paga mais.
Por exemplo, nos EUA há uma cobrança de quase 40% sobre a renda que ultrapassar 450 mil dólares por ano. No Brasil, a tarifa é de 27,5% para quem recebe cerca de incríveis 24 mil dólares. Ou seja, quem é considerado pobre (segundo dados governamentais - na hipotese de haver uma família com 5 pessoas e apenas uma tenha renda) pode pagar exatamente a mesma tarifa de quem é da "Alta classe alta".
http://www.sae.gov.br/site/wp-content/uploads/Relat%C3%B3rio-Defini%C3%A7%C3%A3o-da-Classe-M%C3%A9dia-no-Brasil1.pdf
Acho interessante analisar a tabela da última página do link acima, que reproduzo abaixo:
Para piorar, descobri que até 1989, a cobrança de imposto de renda era mais "racional". Mais uma razão para que eu não goste (para usar um eufemismo) do Sarney.
Outro item que me aborrece é a aposentadoria, que segundo está estabelecido, faz com que não exista vantagem em começar a trabalhar cedo. Mas quem é que começa a trabalhar lá pelos 30, depois de concluir os cursos de graduação, pós-graduação e ter experiências no exterior? Apenas os mais abastados...
Se eu pudesse fazer um pedido, seria: Exijam de seus candidatos a redução geral dos impostos, mas o aumento do imposto de renda e do impostos relacionados à herança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não se acanhe, escreva tudo, mas seja contido...