17 de fev. de 2013

Basquete - John Stockton

http://www.hollywoodmemorabilia.com/files/cache/john-stockton-basketball-card-utah-jazz-1990-fleer-189_be056776b68fb2a03e940f4e3df3113c.jpg
Card de 1990

Gosto muito de basquete. É um esporte que exige muito empenho físico por parte de todos os jogadores. Mas, assim como no futebol e no vôlei, atualmente a força física tem sido privilegiada em detrimento à habilidade.
Tive sorte em poder assistir a jogos fantásticos da NBA quando a Band transmitia jogos deste campeonato na TV aberta, nos anos 90. Jogadores que, não por acaso, formaram o DREAM TEAM eram os astros das equipes que enchiam os olhos dos (tele)espectadores.
Os times que mais gostava de ver eram o Utah Jazz com Karl Malone (Mail Man), John Stockton e Jeff Hornacek (e seu tique ao cobrar lances livres - é o terceiro do vídeo abaixo) e Seattle Supersonics com Shawn Kemp, Gary Payton e Detlef Schrmpf. E torcia francamente contra o Chicago Bulls e o Los Angeles Lakers (talvez por serem muito fortes).
De qualquer forma não há duvida que o melhor jogador dessa época foi Michael Jordan do Bulls.
Mania ao cobrar lances livres - NBA

No futebol gosto de jogadores que se entregam ao jogo e lutam para recuperar uma bola perdida (os chamados "deuses" da raça), mas gosto também de jogadores capazes de fazer lançamentos de dar passes precisos e com estilo. No futebol não lembro de um único jogador com essas duas características. No basquete esse jogador tem um nome: John Stockton. É o jogador na história da NBA com o maior número de roubadas de bola e é também o maior assistente. Além disso, também é o maior recordista do duble-duble point-assist (aquele que consegue, num mesmo jogo fazer mais de 10 pontos e dar mais de 10 assistências).
Assistências de John Stockton

Acho que é comparável ao Gérson, o "canhotinha de ouro". No vídeo acima quem faz a maior parte dos pontos é Karl Malone (líder histórico no duble-duble point-rebound).
É evidente que ele não era tão bom quanto o Michael Jordan e que não estava num time tão bom quanto o Chicago Bulls.
Essa postagem foi motivada por uma postagem que li no Blog do torcedor do Coritiba, no portal do Globo Esporte.
Não quero dizer que o Stockton chegue aos pés de "Air" Jordan, mas não acho que um ótimo jogador possa ser desqualificado por não possuir títulos, apesar de ser bicampeão olímpico. Até em razão de que no basquete, assim como no futebol, mais importante que um ou dois bons jogadores é o elenco.
John Stockton 2009-10 Upper Deck Basketball Immortals Card #266 NBA SP
Card Upper Deck 2009-10






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se acanhe, escreva tudo, mas seja contido...