12 de fev. de 2013

Religião! Que religião?

http://f.i.uol.com.br/folha/turismo/images/0908537.jpg
Capela Sistina

A palavra religião teria sua origem etimológica ligada ao latim e expressaria a "religação" entre criador e criatura.

http://www.baixaki.com.br/imagens/66020/96987.jpg
A criação de Adão - Michelangelo

A religião depende basicamente da FÉ (que seria a capacidade de crer em algo mesmo sem provas materiais), e há registros que remontam à "pré-história".
Muitas são as religiões e muitas suas interpretações (e cada um se "religa" como quiser, certo?). Pensando assim a música abaixo deixa de ter sentido crítico.
O problema é que a maior parte das pessoas pensa, hoje em dia, de forma "judaico-cristâ", em que a Torá, ou a Bíblia foram escritas por inspiração divina e serve como um "manual" de convivência e um meio seguro de alcançar a salvação. Deste ponto de vista a critica realizada pela dupla Garfunkel and Oates é absolutamente correta. Contra a sátira, a meu ver, o excesso vulgar de conteúdo sexual.


Garfunkel and Oates - The Loophole

Um comentário:

  1. Olá

    Minha primeira postagem aqui, depois de muito tempo tomei vergonha na cara e vou tecer algumas palavras.

    Lembro-me de você ter comentado sobre esse vídeo semana passada lá no Pilar, porém o que mais atraiu minha atenção nessa postagem, foi o fato de você ter citado a origem etimológica da palavra religião, e isso me fez lembrar de um embate ideológico que tive com um parente da minha namorada. O Fato é que ele insistia em teimar que eu jamais poderia associar as palavras fé e religião, sendo que para mim nada mais são que sinônimos. Claro que você pode fazer algumas diminutas distinções, porém o nobre cidadão afirmava que inúmeras pessoas possuíam fé independente de terem\seguirem uma religião, que era o caso dele, acreditando não possuir nenhum vinculo com alguma religião.

    No entanto, utilizei tal argumento com ele, perguntei o seguinte :
    - Então, você não tem religião, mas acredita em Deus né?

    - Sim acredito, tenho muita fé nele – respondeu ele todo entusiasmado.

    - Então você é monoteísta, você nunca se questionou por qual motivo acredita em um único deus e não em vários? Por mais que você afirme não ser influenciado por nenhuma religião, é mais que aparente a influência do cristianismo, essa que por sinal teve suas origens obscuras como uma seita do antigo judaísmo. Resumindo, a sua fé está alicerçada em dogmas religiosos, por mais que você não siga tal religião, sua fé não pode ser desvinculada dela.

    Então ele afirmou que o cristianismo era uma fé, e não uma religião. E logo desisti de continuar a conversa nada amistosa, até pelo motivo dele ter usado um truque muito famoso dos religiosos, que é utilizar das falácias para fugir do foco da discussão, que no caso era o gritante percentual de ateus e agnósticos no mundo acadêmico.

    ResponderExcluir

Não se acanhe, escreva tudo, mas seja contido...