13 de mar. de 2013

A irritação de Einstein

http://images1.folha.com.br/livraria/images/e/2/1178046-250x250.png
Livro de editora Nobel / Marco Zero
Li o livro "O dilema de Einstein", que segundo a classificação da própria editora é um livro juvenil. link da editoraNão li o primeiro livro da série, que, me parece tem mais relação com o pensamento lógico. E como tudo neste mundo é comercial, o título do último livro lançado pega carona no título do primeiro.
O livro é IRRITANTE! Nunca havia sentido raiva de um autor ao ler um livro. Não o recomendo para ninguém (talvez seja útil para quem precise encontrar motivação para entrar, espiritualmente mais preparado, numa briga física).
A idéia é levantar pretensos "dilemas morais", e apresentar duas respostas possíveis e, depois comentar as respostas e descrever a "estrutura" moral do leitor. Você pode achar isso divertido ou pretensioso, mas não vi problema algum nisso. O problema é que as premissas são, muitas vezes irreais, e não levam em consideração detalhes importantes para a existência dos problemas proposto. Além disso, muitas vezes não há apenas dois caminhos a serem trilhados, quase sempre é possível seguir um meio termo (entre o 8 e o 80, existem outras 71 alternativas).
Eu acredito que um bom livro é aquele que faz com que o leitor pense em algo, ou de alguma forma, que nunca tenha pensado antes, ou que consiga verbalizar o que não havia sido verbalizado. No caso de literatura, que consiga sentir ou imaginar a história e sentir empatia pelo que está escrito.
Este livro só seria útil para aqueles que nunca pensaram nos problemas propostos (por isso é um livro juvenil), eu disse seria. O grande problema está na construção de que a resolução de um problema conta com apenas duas respostas. Sei que isso não está escrito lá, mas o que mais vale é o exemplo, sempre com duas únicas e absolutas respostas.

MUITO RUIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se acanhe, escreva tudo, mas seja contido...