Este blog não estará restrito a um assunto específico. A ideia é produzir uma espécie de revista digital. Como não é um blog profissional, alguns temas demorarão a ter novas postagens, mas sempre aparecerão. Claro que as provocações recebidas através dos comentários serão muito úteis na formação da pauta. Opine, comente, questione, indique.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito interessante o vídeo, e aparentemente percebi que os átomos que constituem o fio metálico possuem uma espécie de memória, porém apenas com o vídeo não consegui acreditar e tive de fazer uma pesquisa em artigos científicos. Descobri que na verdade são “ligas com memória de forma”, e não é uma propriedade exclusiva dos metais, pois possuem cerâmicas, polímeros e até materiais orgânicos (cabelo) que possuem propriedades similares. E o mais legal disso tudo, esses materiais já eram estudados desde os anos 60, onde não só a memória de forma térmica (mostrada no vídeo), com da mesma forma a memória de forma elástica, ou seja, você deforma bruscamente um material e ele volta a sua forma original.
ResponderExcluirLembrei também de um fato que eu li (não lembro onde) durante minha adolescência, onde relatos de habitantes de uma região próxima a Área 51 (área militar ultra-secreta norte-americana), que afirmavam ter encontrado uma nave estranha toda despedaçada e com inúmeros pedaços espalhados por uma vasta área, porém o mais chocante era que ao amassar o material do qual era feito a suposta nave, ele incrivelmente voltava ao formato inicial, sem contar que era super leve. Será que não seriam nossos amigos ianques fazendo testes com materiais com propriedades surpreendentes? Acho difícil, pois esse tipo de propriedade teria inúmeras aplicações tecnológicas, principalmente no campo militar, o que facilmente chegaria ao conhecimento de todos.