7 de mai. de 2013

As Vinhas da Ira - John steinbeck

Rota 66  - Estrada dos meeiros em êxodo.
Análise de "As vinhas da Ira" - de John Steinbeck
Por: Adriano Silva.

Um dos livros mais impressionantes que eu já li. Merecido o Prêmio Nobel de literatura de 1962¹ e, que serve como documento histórico, principalmente por descrever com profundidade a circunstância social nos Estados Unidos, especialmente a realidade de trabalhadores rurais e meeiros², durante a grande depressão, provocada pela crise de 29.
O livro "As Vinhas da Ira", escrito por John Steinbeck, lançado dez anos depois do "crash" da bolsa de valores de Nova York, narra a história da família Joad, de Oklahoma, em sua peregrinação em direção ao sudeste dos Estados Unidos (em meio a uma intensa migração populacional que levava muitas famílias do leste para o oeste), mais precisamente para a Califórnia, em busca de melhores condições de vida, já que suas terras haviam sido tomadas por banqueiros.
Quando todos os meeiros tiveram que sair de suas terras ocorreu neles um sentimento de tristeza profunda, a qual os fez perguntar do porque tantas pessoas de suas famílias morreram por aquelas terras se mais tarde elas seriam tomadas.
O autor apresenta a condição de vida de grande parte da população dos Estados Unidos, utilizando o êxodo da família Joad como exemplo, mostrando que o país está sobre os pés de pessoas boas, mas também de pessoas más, egoístas e hipócritas, que às vezes não fazem isso porque querem, mas porque precisam pensar primeiro em si mesmas e deixam o coletivo em segundo plano.

"Um trator é mal? A força que produz os profundos
 sulcos nas terras não presta? Se ele fosse nosso, 
não  meu, nosso, prestaria" (pag. 187 - cap. 14)

 O título do livro, "As Vinhas da Ira", pode ser interpretado como se as vinhas nutrissem a ira, o ódio e a raiva; não pelo trator que destruía suas propriedades, mas sim pelo Estado e pela elite estadunidense que não dava a mínima para como o povo vivia. O "jeito americano de viver" perdeu sentido e valor e o "sonho americano" tornou-se um pesadelo.
A viagem da família Joad se torna exaustiva no decorrer do enredo. Tendo que sobreviver com bem menos que o necessário, ou seja, pouca comida, pouco combustível e nenhum trabalho³; tendo que conviver com a corrupção, com a própria insatisfação e sobrevivendo apenas com a força da coletividade, que nesses momentos penosos foram o principal elemento de apoio, de sustentação.


(...) "Porque aí transforma-se o 'eu perdi minhas terras',
no 'nós perdemos nossas terras'. E aí que está o 
perigo, pois que dois homens nunca se sentem
tão sozinhos e abatidos como um só"
(pag. 188 - cap. 14)


Muitas coisas ocorreram durante a viagem dos Joad, mas essa coletividade impediu que eles desistissem, por mais que durante o percurso, alguns membros da família tiveram que tomar rumos diferentes. Porque a ânsia pela autonomia faz com que as pessoas não se adaptem às rotinas e ideologias dos outros.
A crise de 29 marcou uma cicatriz no povo estadunidense. O livro trata nas entrelinhas, como se em senso comum, essa relação entre a crise e a condição de vida da população que não sabia em quem confiar, demorou muito para saber quem culpar. as manifestações para melhores conjunturas de trabalho, vieram, porém, tarde demais, sem o vigor suficiente para combater os policiais corruptos e o sistema que cada vez mais fragilizava os cidadãos.
Steinbeck não termina a história com um final feliz, como um conto de fadas da Disney. Ele mostra como o fim acaba justificando os meios e, que nem todo sofrimento tem fim sem a morte.

"O fantasma de Tom Joad" de Bruce Springsteen



Notas:
1- Quem recebeu o prêmio foi o escritor, em razão de toda a obra, não apenas por esse livro:
Página dedicada a Steinbeck no sítio do Prêmio Nobel.
Claro que "As vinhas da Ira" é considerado o maior de seus livros.
(Também recomendo "Ratos e Homens").

Apenas como ilustração: questões retiradas do sítio do Prêmio Nobel:

Question: Was John Steinbeck awarded the Nobel Prize for one particular novel or for several?

Answer: John Steinbeck was awarded the Nobel Prize in Literature "for his realistic and imaginative writings, combining as they do sympathetic humour and keen social perception".

Question: What were John Steinbeck's major works? 

Answer: Arguably Steinbeck's best-known works are East of EdenOf Mice and Men and The Grapes of WrathEast of Eden follows the intertwined lives and times of two families, the Trasks and the Hamiltons, from the American Civil War to World War I. Of Mice and Men is a story about two travelling ranch workers, George and Lennie, who are trying to earn enough money to buy their own farm. The Grapes of Wrath, considered by many to be his finest work, tells the story of Oklahoma tenant farmers who, unable to earn a living from the land, move to California where they became migratory workers.
2 - Meeiro é o trabalhador rural que troca o trabalho nas terras de um proprietário rural, pela possibilidade de fazer um  roçado para si.

3 - Eventualmente os Joad trabalham em colheitas.

Essa postagem não é "música do dia", mas vai aí mais uma em homenagem ao livro.
Tom Joad - Woody Guthrie

2 comentários:

  1. Não me surpreende porque sou tua professora e sei do teu enorme potencial para escrever: não pare por nada nesse mundo que te impeça de seguir adiante no caminho das palavras pois isso seria uma afronta aos deuses da literatura. Não ouse provocá-los! Que mais posso dizer? Excelente, como sempre!

    ResponderExcluir

Não se acanhe, escreva tudo, mas seja contido...