31 de mai. de 2013

Doutor Fantástico


Cara, que filme!!!!
Recomendo!
Enquanto assistia ao filme, pensei várias vezes, como foi possível exibir isso durante o auge da guerra fria?Eu vibrei com as provocações salpicadas ao longo da trama.

(queria colocar um vídeo do trailer, mas não consegui, então vai aí o link do youtube} Aqui.

O filme não critica apenas as questões políticas da Guerra Fria, mas também a "dualidade" moral que envolveu o recrutamento de cientistas nazistas ao final da segunda guerra (e, em certa medida, compara o regime "democrático/capitalista" dos EUA ao Totalitarismo, além de criticar a falsa moralidade da sociedade estado unidense.
Se for assistir, prefira a versão legendada.
Cena em que um piloto vibra ao ser lançado junto com uma bomba atômica.
O filme (de 1964), dirigido por Stanley Kubrick é baseado no livro de Peter George, Two Hours to Doom (nos EUA, Red Alert), escrito em 1958, mas com um final diferente. É bom lembrar que o inicio da década de 60 foi o mais pesado de toda a guerra fria, já que o Muro de Berlim foi construído em 1961, a crise dos mísseis aconteceu em 1962, o conflito no Vietnã (em que não houve declaração oficial de guerra) estava longe do fim e as declarações do presidente Kennedy em 1960 (de que os EUA tinham poucos mísseis), incentivaram a corrida armamentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se acanhe, escreva tudo, mas seja contido...