20 de mai. de 2013

Lendas do índio brasileiro


O livro "Lendas do índio Brasileiro" não deveria ter esse título. Talvez o mais apropriado seria "Lendas do índio do Norte do Brasil (ou da Amazônia), pois as lendas (num total de 44) que fazem parte do livro organizado por Alberto da Costa e Silva e publicado pela Ediouro, são, quase todas, de tribos localizadas ao norte do Mato Grosso e a oeste de Tocantins.
Não é um livro que, a meu ver, sirva para ser lido com crianças, já que apresenta muitas narrativas em que a violência gratuita, contra animais e mulheres, aparece com muita frequência.
As lendas foram contadas e recontadas por viajantes, exploradores e padres e, talvez, até por isso, vez por outra, dá a impressão que são lendas contadas de forma a justificar o cristianismo e não as tradições reais dos povos indígenas.
Outro ponto que não me agradou no livro é que a imagem idílica (de sonho, do "bom selvagem") das tribos indígenas brasileiras é destruída (até em razão da violência).
Claro que as diferentes nações indígenas do Brasil apresentam tradições e cultura muito distintas entre si, mas fico com a impressão que este livro contribui pouco para o conhecimento real das diferentes características das diferentes etnias (e o provável é que não tenha sido a intenção original). Senti falta de um pequeno mapa indicando a procedência de cada lenda, além de não ter gostado da maior parte das ilustrações, tanto no aspecto da "beleza artística" quanto em relação a utilidade delas para ilustrar as lendas a que se relacionavam.

Mediano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se acanhe, escreva tudo, mas seja contido...