![]() |
Só sei que nada sei... Nem sei como passei |
Uma das primeiras postagens que fiz foi uma resposta a um artigo publicado na Veja, se você não leu, acho que é interessante ler. Cique (Aqui).
Não adianta tapar o sol com a peneira!!!!
A educação está em estado pré falimentar!!!!
O que levou a educação a esse estágio????
Com toda certeza são vários os fatores...
O grande problema está no SISTEMA educacional. A educação que temos é homogeneizada e pasteurizada, como se as capacidades e interesses de todos os alunos fossem exatamente as mesmas.
ISSO ESTÁ ERRADO!!!!
Essa postagem é uma resposta à matéria publicada na Gazeta do Povo.
Leia a matéria (Aqui).
![]() |
Copiado do site da Gazeta (veja link) |
Antigamente a educação tinha um modelo e quem não se adaptasse a ele estava fora e, a educação continuava chegando ao ponto final, ou seja, os formandos tinham, de fato, adquirido a maior parte do que as escolas esperavam que os alunos adquirissem. O mal estava na situação de exclusão de um número muito grande de pessoas que se "perdiam" (ou que eram "perdidas") pelo meio do caminho. Isso precisava mudar, e mudou!

Hoje a educação (especialmente a pública na formação básica e a particular na formação "superior") está voltada à manutenção do maior número de indivíduos vivendo seus processos, do início ao fim, pouco interessando o que foi apreendido. Isso com toda certeza é péssimo para aqueles que seriam capazes de adquirir uma educação melhor no "sistema" antigo, mas de certa forma é bom para aqueles que abandonariam a educação formal. Mas mesmo para aqueles que não terminariam o ciclo de educação formal é pouco! A escola não oferece experiências suficientemente válidas para o desenvolvimento de todas as habilidade que seriam capazes valorizar as capacidades individual. Não há práticas esportivas realmente válidas na maior parte das escolas. Não há desenvolvimento musical. Não há desenvolvimento científico. Não há desenvolvimento em várias outras áreas que poderiam resultar em possibilidades de uma vida melhor...
O que falta para a educação, então??
Faltam melhores profissionais (o que poderia acontecer com melhores salários).
Falta estrutura (para aulas de educação física, artes, ciências, etc.).
Claro que falta o empenho de alunos e participação de pais (mas isso deveria ser conquistado).
Mas, creio, que a falha FUNDAMENTAL, está ligada ao "sistema" em que a educação está imersa. O professor é obrigado a fazer uma quantidade x de avaliações (dependendo da disciplina, passa mais tempo entre avaliações e "recuperações" do que trabalhando com conteúdo novo). O aluno é obrigado a ter o mesmo desempenho em todas as disciplinas, mesmo não tendo afinidade com algumas delas (um remédio para isso seria a oferta de uma gama grande de disciplinas e o aluno teria que cursar algumas, mas não todas).
Mas talvez o pior, já que cria uma cultura de que não é preciso estudar, esteja relacionado à preocupação de reduzir os números de reprovação e evasão a qualquer custo. Isso desestimula professores a cobrarem efetivamente o bom desempenho dos alunos e faz com que os alunos acomodem-se com o fato de que podem passar por conselho de classe, independentemente do número de disciplinas em que não atinjam a média. A única coisa que este modelo conseguiu melhorar foi o tempo médio que os brasileiros passam na escola (mas isso tem contribuição decisiva do aumento do número de escolas e de programas como o bolas escola e seu substituto, o bolsa família).

Ao ler este texto, lembrei da frase do escritor Ralph Emerson "O que é ensinado em escolas não representa a educação, mas são meios para obtê-la" e da música "estudo errado".
ResponderExcluirGostei. Irei divulgar, se possível, em meu blog professor.
Valeu! Deixe um link com teu blog...
ResponderExcluir