8 de mar. de 2013

Dia internacional da mulher.



http://lafora.com.br/wp-content/uploads/2008/02/soco1.jpg
Campanha de uma cervejaria tcheca contra violência doméstica.


Eu sou contra o dia da mulher! Poderia usar o chavão de que todos os dias deveriam ser das mulheres, mas as questões são outras.
Há violência e desrespeito contra as mulheres, o que por si só já justifica a existência de um momento de reflexão, mas não é o que acontece. O dia das mulheres é tratado como "o dia do professor" ou como "o dia dos namorados". Virou uma data comemorativa e comercial. Sou contra!
Acredito que deveríamos chamar este dia por um nome que colocasse o dedo na ferida. "Dia de combate ao sexismo", "Dia de luta por respeito às mulheres", ou qualquer outra coisa que tornasse menos evidente o mercantilismo que se apropria de quase todas as datas "comemorativas".
 
Não creio que devesse ser um dia de parabenizações, mas de LUTO.
Até mesmo a data foi definida politicamente. É uma data que faz referência à luta de mulheres na Rússia czarista, que antecipou a Revolução Russa. Mas é muito comum ouvirmos histórias a respeito de um incêndio numa fábrica dos EUA. (registre-se que "comemorações" para as mulheres já existiam antes desses eventos).

http://img132.exs.cx/img132/2408/738258small8bx.jpg
Dia de Luto e de Luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se acanhe, escreva tudo, mas seja contido...