
Postei uma música do Iron Maiden que fala sobre a guerra da Crimeia (Aqui). Muito em função disso acabei assistindo um épico de Hollywood, um "clássico" do cinema: A carga da brigada ligeira, filmado em 1936.
Eu recomendo! Recomendo que vocês não percam tempo assistindo!!!!! Um filme longo para uma história curta.
O grande problema não está na duração do filme, nem no desenvolvimento das cenas, já que era assim que os filmes eram feitos antes. A história do filme tem pouco a ver com a história real (apenas o figurino). O massacre que motiva as ações heroicas do filme teriam acontecido (em outro lugar) anos depois do ataque à Balaclava (e foi uma revolta pela opressão imposta pelos britânicos). O que realmente me irritou no filme é que o "herói" apresenta-se como um personagem sem fibra e seu desentendimento com o irmão (que contribuiu para uma decisão suicida) é baseado numa relação pouco amistosa. Além disso (como de hábito para filmes da época) há maniqueísmo demais, ou há o bem ou o mal. No máximo há os bobos (os nativos explorados que dependem de seus exploradores).
Sobre a história real, um exemplo do que a falha de comunicação pode causar. O comandante chefe tinha uma visão privilegiada do campo de batalha (estava na retaguarda no alto de uma colina) e mandou uma mensagem, ordenando o ataque à uma linha de canhões, ao major-general Cardigan, comandante da brigada ligeira, que não tinha visão da linha de canhões que ocupava o cimo de outra colina próxima. Cardigan entendeu que deveria atacar uma linha de canhões que estava à sua frente, mas distante 1,5 Km. A carga (o ataque) em direção à essa linha de canhões, pôs a brigada ligeira no meio de duas outras linhas de canhões, sendo, por isso massacrada.
![]() |
| Copiado da Wikipedia |


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não se acanhe, escreva tudo, mas seja contido...