Vi uma tabela muito interessante no portal da Gazeta do Povo.
Saiu na edição impressa de ontem (24/03/2014) (veja aqui).
É na verdade uma constatação formal de algo que, me parece, acontece hà muito tempo. O Paraná e todo seu gigantismo econômico (tem o 5º maior PIB entre os estados brasileiros (aqui)) e populacional (a 6ª maior população (aqui)), é tratado frequentemente como capacho do poder central! E isso é histórico.
O levantamento demonstra que o Paraná é a unidade da federação que recebeu a menor quantia proveniente de empréstimos provenientes pela Secretaria do Tesouro Nacional. Seja em termos absolutos ou proporcionais à população.
Em termos absolutos, o Maranhão (da família Sarney) recebeu mais que 5x o que o Paraná recebeu! E proporcionalmente à população essa disparidade sobe para um pouco mais que 9x! A nossa querida e bela Santa Catarina recebeu mais de 10x em termos absolutos e quase 17x em termos proporcionais!!!!
Não há nenhuma justificativa plausível. Alguém pode dizer que é justo conceder maiores benefícios ao Maranhão, pois o IDH deles é baixo. Ok, e o que dizer a respeito do IDH paranaense que é o MENOR entre os estados do sul??
Claro que grande parte disso é do próprio paranaense que vota em "representantes" que preferem defender outros estados (veja aqui uma matéria sobre isso). Outro exemplo claro da pouca importância que o nosso povo dá às coisas do nosso estado é a quantidade de aficionados por futebol que torce por times de outros estados!
![]() |
| Tabela reproduzida da Gazeta do Povo |


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não se acanhe, escreva tudo, mas seja contido...