1 de abr. de 2014

Nietzsche - O trabalho exaustivo.

Friedrich Nietzsche foi um filósofo alemão que viveu no século XIX. Nietzsche foi o mais destacado defensor do NIILISMO, que é uma postura filosófica que renega (ou busca renegar) os valores estabelecidos pela moral e pela religião, isso, pelo menos na opinião dos outros, pois para o próprio Nietzsche o niilismo é execrável já que é a negação do mundo real em função de uma ideologia religiosa ou política (então na visão dos outros ele era niilista e, na sua própria, um anti-niilista).
Nietzsche pregava que não somos fruto de qualquer objetivo (não há razões explícitas e provocadas para nossa existência). Cada um deve construir o seu próprio caminho!


A frase abaixo foi adaptada da HQ NIETZSCHE (veja mais aqui). A origem dela é, provavelmente, o livro "Aurora, reflexões sobre preconceitos morais".

"O trabalho árduo (da manhã à noite) é a melhor das polícias, pois subjuga cada um e se esmera em travar poderosamente o desenvolvimento da razão, dos desejos, do gosto pela independência."
**

Em sequência a essa:
"Pois ele consome uma quantidade extraordinária de força nervosa e a subtrai da reflexão, da meditação, do sonho, das preocupações, do amor e do ódio, pondo sempre diante dos olhos um objetivo mesquinho, garantindo satisfações frágeis e regulares."

"Assim, uma sociedade em que o trabalho árduo é permanente gozará da maior segurança, e hoje em dia a segurança é adorada como a divindade suprema..."

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se acanhe, escreva tudo, mas seja contido...