17 de ago. de 2014

Kundera - Música e desespero







"O HOMEM INCONSCIENTEMENTE COMPÕE SUA VIDA SEGUNDO AS LEIS DA BELEZA MESMO NOS INSTANTES DO MAIS PROFUNDO DESESPERO"

Nikka Costa - On My Own

O Grito - Edvard Munch


Iron Maiden - The Trooper


Milan Kundera usou várias referências musicais ao longo do livro "A insustentável leveza do ser". Há uma passagem em que ele diz:

" Enquanto as pessoas são ainda mais ou menos jovens e a partitura de suas vidas está somente nos primeiros compassos, elas podem fazer juntas a composição e trocar os temas (...), mas quando se encontram numa idade mais madura, suas partituras estão mais ou menos terminadas, e cada palavra, cada objeto, significa algo de diferente na partitura do outro."

No trecho em que se encontra a "frase do dia" desta postagem, Kundera fala a respeito da repetição dos temas, seja na arte, seja na vida "real", para, várias páginas depois, refletir novamente sobre o tema (no trecho destacado acima).

Eu lembrei de um ditado chinês, que foge do conceito que consigo perceber, mas que de alguma forma remete à ideia do desespero.

"Não se desespere em meio aos piores momentos de sua vida, pois é das nuvens mais negras que cai água límpida e fecunda."

Bonnie Tyler - Total Eclipse of the Heart

 








2 comentários:

  1. Seria bem melhor se o você transformasse essa sua ideia de "revista digital" em uma página de facebook. Ficaria mais acessível... O conteúdo de seu blog é bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente eu não gosto de usar o Facebook...

    ResponderExcluir

Não se acanhe, escreva tudo, mas seja contido...