
Os pilotos paranaenses não são os mais conhecidos entre os pilotos brasileiros, mas são os meus preferidos, especialmente o Gugelmin, que é o único a alcançar um pódio (3º lugar no GP do Brasil em 1989, correndo com o carro de 88) e uma melhor volta (no GP da França também em 1989) exatamente na corrida em que foi tirada essa foto aí de cima (o acidente foi na largada e ele pôde relargar com o carro reserva).
Aí vai uma lista como os pilotos paranaenses que chegaram a correr GP's na F-1.
Ano
|
Nº
|
Piloto
|
Equipe
|
Modelo
|
Motor
|
Pneu
|
2005
|
17
|
Ricardo Zonta
|
Toyota
|
TF 105
|
Toyota RVX 05
|
Michelin
|
2004
|
16/17
|
Ricardo Zonta
|
Toyota
|
TF 104
|
Toyota RVX 05
|
Michelin
|
2003
|
23
|
Enrique Bernoldi
|
Arrows
|
A 23
|
Asiatech V10
|
Bridgestone
|
2001
|
20
|
Tarso Marques
|
Minardi
|
PS 01B
|
European V10
|
Michelin
|
2001
|
15
|
Enrique Bernoldi
|
Arrows
|
A 22
|
Asiatech 001 V10
3.0
|
Bridgestone
|
2001
|
11
|
Ricardo Zonta
|
Jordan
|
EJ 11
|
Honda RA001E
|
Bridgestone
|
2000
|
23
|
Ricardo Zonta
|
BAR
|
002
|
Honda RA000E
|
Bridgestone
|
1999
|
23
|
Ricardo Zonta
|
BAR
|
001
|
Supertec FB01
|
Bridgestone
|
1997
|
21
|
Tarso Marques
|
Minardi
|
M 197
|
Hart 830
|
Bridgestone
|
1996
|
21
|
Tarso Marques
|
Minardi
|
M 195B
|
Ford ED
|
Goodyear
|
1992
|
33
|
Maurício
Gugelmin
|
Jordan
|
192
|
Yamaha OX99
|
Goodyear
|
1991
|
15
|
Maurício
Gugelmin
|
Leyton House
|
CG 911
|
Ilmor LH10
|
Goodyear
|
1990
|
15
|
Maurício
Gugelmin
|
Leyton House
|
CG 901
|
Judd EV
|
Goodyear
|
1989
|
15
|
Maurício
Gugelmin
|
March
|
881/CG 891
|
Judd EV
|
Goodyear
|
1988
|
15
|
Maurício
Gugelmin
|
March
|
881
|
Judd CV
|
Goodyear
|
1983
|
26
|
Raul Boesel
|
Ligier
|
JS 21
|
Ford Cosworth DFV
|
Michelin
|
1982
|
18
|
Raul Boesel
|
March
|
821
|
Ford Cosworth
DFV
|
Avon / Pirelli
|
Quanto à pontuação, apenas o Gugelmin e o Zonta fizeram alguma coisa. Mas é bom lembrar que as regras mudaram, então acho que é injusto falar em pontuação, quando, provavelmente, a maior parte das pessoas fariam uma comparação com a pontuação que se obtém hoje.
Se o piloto que prefiro (até por seu comportamento fora das pistas) é o Gugelmin, o carro que mais me encanta e o modelo abaixo, pilotado pelo Boesel na primeira corrida de 1982. (Que nesse caso é representado por uma foto de uma miniatura).

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não se acanhe, escreva tudo, mas seja contido...